10 de novembro de 2015

O meu testemunho real na página de um amigo :)


http://www.menospeso.pt/antes-e-depois-lara-s/

Obrigada Eduíno Ribeiro pela partilha e pela tua história de vida que tanto inspira quem te segue! Estamos na luta! 😘


Testemunho Real da Guerreira Lara S

Peso Antes (máximo atingido) – 101kg (ultima medida, mas sei que engordei mais)
Peso Depois: (massa muscular se tiveres e peso normal): 57kg com 13.4% de massa gorda (a massa muscular não sei que não medi)
Tempo da Transformação: inicialmente foram 6 meses em que perdi 30kg mas não da forma mais adequada, pois fazia tudo à base de cardio e musculação leve e comia de forma restrita. Foi quando mudei para o bodybuilding que a verdadeira transformação se iniciou.
Testemunho:
Desde sempre havia sido uma criança robusta, não que fosse obesa mas era mais cheia que as minhas colegas e durante muito tempo fui vítima de ofensas e brincadeiras menos próprias. No entanto, na adolescência encontrei um pouco de equilíbrio através do início de aeróbica que me permitiu começar a gostar mais de mim. Continuei sempre com um ligeiro excesso de peso mas nada de gravoso, cerca de 5-7kg.
Quando engravidei, o peso que ganhei na gravidez teimou em não ir embora, o que juntamente com as alterações hormonais me fez entrar numa depressão pós-parto que me levou a comer compulsivamente. Comia de forma emocional e irracional, ficava ainda mais deprimida, mas continuava e o peso aumentou durante 10 meses até atingir o meu máximo medido que foram 101kg. Aí deixei de me pesar… Por vergonha, por tudo o que possam imaginar, sei que engordei mais pois tive calças que mesmo mais pesada me deixaram de servir.
O momento decisivo para a mudança foi o ter sido diagnosticada com uma patologia derivante da artrite, em que as minhas articulações foram severamente afetadas e tive de tomar corticoides. Esse choque, e o facto de nem conseguir pegar a minha filha ao colo de dores, fizeram-me tomar as rédeas da minha vida e dizer chega!
Comecei a fazer o que sempre me havia sido incutido, muito exercício cardiovascular e alguma musculação, moderei a alimentação, como no fundo todos nós sabemos fazer e fui à luta com uma hora e meia de exercício diário. No entanto, ainda que a transformação inicial de perder 30kg em 6 meses fosse motivante, a minha pele estava flácida o que me desmotivou. Após esse boom inicial, mantive o meu peso durante uns 2 anos e após essa altura tive altos e baixos que me levaram a aumentar novamente de peso ficando com 15kg extra. A vida acontece, como se costuma dizer…
Há cerca de 2 anos comecei a seguir nas redes sociais páginas motivadoras de pessoas com percursos semelhantes que mudaram a sua forma de estar, anulando os altos e baixos pelos quais passei e comecei então a viver um novo estilo de vida. Em vez de anular alimentos da minha alimentação e estar em constante défice calórico, o que fazia com que tivesse dias em que comia tudo, comecei a comer tudo em moderação e adotei a dieta flexível também conhecida como IIFYM (if it fits your macros). Neste momento tenho uma relação saudável com a comida, algo que não tinha antes. Como de tudo, sem exceção, a única diferença é que contabilizo o que como de forma a não exceder as minhas necessidades calóricas.
Tenho cheat meal semanal, ao início era apenas de 2 em 2 semanas e no dia a dia procuro sempre a opção mais salutar mesmo dentro dos “pecados”. Temos de considerar que o nosso corpo precisa de nutrientes e foi através desta mudança que a minha condição física, a minha patologia e a minha mente se transformaram.
O mais irónico, é que sempre gostei de desporto. Pratiquei de forma não consistente natação, aeróbica, dança jazz, e “brinquei” um pouco com artes marciais, mas foi no bodybuilding que encontrei a minha paixão. O conseguir fortalecer o meu corpo, transformando-o e tonificando as zonas que antes não havia conseguido fez-me florescer e querer desafiar-me continuamente. Hoje em dia, adoro fazer HIIT e musculação diariamente. Torna-se um vício.
Hoje partilho a minha história na esperança de inspirar outros como eu mesma fui inspirada. Para que saibam que há solução, que só há que ter vontade. Investiguem e encontrem o vosso estilo de vida, seja Yoga e vegan, seja escalar, correr, seja o que for, mantenham-se ativos com o que vos dá prazer. Corram atrás dos vossos filhos! Levem o cão a passear mais vezes, não interessa, mas comecem a percorrer o vosso caminho o quanto antes.
E tomem consciência do que comem, o meu lema é hoje moderação e não privação, pois se nos proibirmos de algo vamos ansiar por ele e ninguém consegue resistir ad eternum.
Façam-no por vocês, seja qual for o vosso objetivo e aceitem que vão falhar. Nem todos os treinos vão ser fabulosos e motivadores, nem todas as refeições vão ser as mais saudáveis mas isso não importa! O que importa é ter equilíbrio e olhar para frente levando um dia de cada vez, acreditem que há desafios mas não é tão difícil como parece no início da jornada.
Instagram onde partilho também o meu percurso Fitness: larasfit81
Picture1

Cronista Interno Eduíno Ribeiro

ScreenHunter_519 Aug. 03 12.22


Sem comentários:

Enviar um comentário